Imagem de Prof. Raquel Sequeira
Semana da Ciência e Tecnologia - Visita Smart Farm COLAB
por Prof. Raquel Sequeira - Terça, 14 Dezembro 2021, 13:47
 

Ciencia


Semana da Ciência e Tecnologia

Visita Smart Farm COLAB

No âmbito da comemoração da Semana da Ciência e Tecnologia, alguns alunos do 3º ano do Curso Técnico de Produção Agrária visitaram as instalações do Smart Farm COLAB em Dois Portos – Torres Vedras, no passado dia 23 de novembro.

Este laboratório colaborativo desenvolve tecnologias digitais aplicadas à agricultura, preocupando-se com um uso mais eficiente dos recursos (solo e água por exemplo), obtenção de produtos de maior qualidade e controlo de pragas por exemplo.

Nesta visita os alunos puderam conhecer uma câmara de infravermelhos que captava a temperatura das folhas, um aparelho que faz um controlo mais eficaz do amadurecimento dos frutos e uma oliveira, “super-equipada” com sensores de humidade, temperatura, entre outros, ao nível do solo e da folha.

Os alunos mostraram-se muito participativos na visita, questionando bastante sobre algumas questões práticas que os alunos já vivenciaram em estágios ou em negócios familiares.

Este laboratório tenta que estas tecnologias dispendiosas sejam, num futuro o mais breve possível, acessíveis a todos. Para isso, colaboram com várias entidades particulares e associativas, como é o caso também da EPAFBL.

Prof. Tânia César e Patrícia Monteiro