Imagem de Prof. Raquel Sequeira
O regresso e os testemunhos dos jovens da EPAFBL sobre a experiência no estrangeiro
por Prof. Raquel Sequeira - Sexta, 6 Janeiro 2017, 16:07
 
erasmus volta

O regresso e os testemunhos dos jovens da EPAFBL sobre a experiência no estrangeiro

 

Durante o mês de dezembro de 2016, os dez recém-diplomados da EPAFBL que realizaram um estágio extracurricular de três meses em diversos países europeus regressaram a Torres Vedras, para, numa sessão de avaliação na Câmara Municipal, poderem partilhar as suas experiências. Em comum, o facto de todos considerarem que foi fundamental para o seu crescimento profissional, mas, essencialmente, pessoal. Apesar das dificuldades iniciais, todos se adaptaram às vivências num país diferente e superaram as expectativas iniciais.

 

Aqui temos alguns desses testemunhos, ainda durante a mobilidade:

 

– Daniel Caiado – Técnico de Recursos Florestais e Ambientais (Reino Unido)

 

“Tenho imensa pena que esteja acabar porque necessito de mais tempo aqui para desenvolver por completo o inglês.

 

No estágio, adoro mesmo a equipa com que trabalho, são pessoa espetaculares e com quem tenho passado muitos bons e memoráveis momentos.

O trabalho tem sido árduo mas nada a que não esteja habituado, é muito bom trabalhar estas tais árvores de natal.”

 

- Gustavo Santos – Técnico de Produção Agrária, variante Vegetal (Chipre)

“A experiência tem sido bastante positiva. Gosto de tudo. As pessoas são simpáticas, o clima é ótimo e já me sinto praticamente em casa.”

 - Luís Carvalho – Técnico de Produção Agrária, variante Vegetal (Chipre)

 “O nosso local de estágio é uma quinta de agricultura  familiar que tem, como ponto forte, a venda de azeitona para fabrico de azeite, mas produz, também, outras frutas e ervas aromáticas que transforma em compotas na maioria das vezes.

Aquilo que mais gosto durante este estágio foi, exatamente, a forma como me adaptei às dificuldades com a língua e,  também, gostei das paisagens que são muito bonitas e do clima mais quente, e claro das pessoas que fui conhecendo ao longo do tempo.”

- Maria Luís – Técnico de Produção Agrária, variante Animal (França)

“Estou a realizar o meu estágio do projeto Erasmus + em Latresne, uma pequena aldeia perto de Bordéus. O estágio é na área da caprinicultura. Por isso, diariamente, realizo várias tarefas distintas. O meu dia começa por dar a alimentação aos animais, de seguida realiza-se a ordenha, e, finalizada, a limpeza da sala de ordenha. Concluída esta parte, é hora de ir para a fábrica de queijos, local onde se efetua os diferentes processos de preparação dos queijos para estarem prontos para o consumo, e uma ou duas vezes por semana realiza-se a confeção de iogurtes.

Estou a gostar muito desta experiência por ter a oportunidade de aprender diferentes métodos de trabalho. O que tenho mais saudades é da comida portuguesa e dos familiares mais próximos.”

 - Mélanie Andrade – Técnico de Processamento e Controlo da Qualidade Alimentar (Espanha)

“Está a ser uma experiência única, já aprendi muitas coisas novas, cresci a nível pessoal e a cidade de Sevilha é linda, aconselho a visitá-la, vão gostar. Mas como é óbvio, já tenho saudades de Portugal, principalmente das pessoas e da minha casa.

Estou a estagiar numa empresa de Controlo de Qualidade Alimentar, visto que o meu curso está relacionado com essa área. Nele, faço muitas coisas diferentes, mas o que gosto mais de fazer é preparar as amostras para levá-las para o laboratório e de realizar manuais de HACCP, planos de instalações das empresas e folhas de controlo de higiene, também gosto de fazer os certificados de formação de manipuladores de alimentos. Para me deslocar ao meu local de estágio, tenho que apanhar um autocarro, pois fica fora da cidade.”

 

- Simão Batalha – Técnico de Processamento e Controlo da Qualidade Alimentar (Reino Unido)

“Eu estou a realizar a mobilidade em Belfast, Irlanda do Norte. Não poderia estar a gostar mais. Para muitos jovens que procuram uma mudança na vida, creio que, este tipo de experiência, é aquilo que procuram.

No início, é normal que se estranhe todos os hábitos diferentes que observamos na população natural de cá, mas com o tempo isso passa e é muito bom poder ser autónomo e responsável e sentirmo-nos adaptados a outra cultura e outro país.

Por fim, aconselho todos os alunos do terceiro ano a começarem a marrar muito para inglês. Tenho a certeza que se soubessem o quão bom pode ser uma experiência destas, não a quereriam perder por nada. E não digo isto só porque estou a gostar, mas sim porque é uma vivência que faz bem e que vos muda de certeza. Não fazem ideia da quantidade de alunos que gostavam de realizar uma experiência destas “ à borla”.”

 erasmus