Imagem de Prof. Raquel Sequeira
Comemoração do Dia da Água
por Prof. Raquel Sequeira - Segunda, 7 Outubro 2013, 14:32
 

Comemoração do Dia Nacional da Água – Projeto “Rios”: “Abraçar o Rio Sizandro”

No passado dia 1 de Outubro, a Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, comemorou o Dia Nacional da Água. Esta comemoração decorreu na freguesia de Ponte do Rol em conjunto com o Jardim de Infância local, contando com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras, através do Centro de Educação Ambiental, da Junta de Freguesia de Ponte do Rol e da empresa “Águas do Oeste”.

Neste dia foi inaugurado um painel informativo e realizada uma exposição de fotografias das principais espécies encontradas naquele troço do rio Sizandro. Estes trabalhos, realizados no âmbito do projeto “Rios”, revelam as atividades desenvolvidas desde 2007. https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

O projeto “Rios” pretende sensibilizar a população local para a importância da conservação das zonas ribeirinhas e por esse motivo decidimos atribuir-lhe o nome “Abraçar o Rio Sizandro”.

O painel informativo está colocado no Parque Verde da freguesia, junto ao rio. A exposição encontra-se no jardim de infância, vindo posteriormente para a nossa escola e pode ser requisitada para outros locais.

Esta exposição e painel informativo representam o fechar de um ciclo. A Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal pretende mudar o troço estudado para mais perto das suas instalações, na freguesia de Runa. Desta forma foi feita uma passagem de testemunho simbólica para o Jardim de Infância da Ponte do Rol, que ficará responsável por este troço a partir deste momento.

A turma do 2º ano do Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural preparou uma pequena demonstração de algumas personagens ligadas ao rio no passado, como os pescadores, banhistas, lavadeiras e um guarda-rios. Foram também entregues diplomas ao grupo de crianças que continuará a “cuidar” do rio, desejando que desfrutem e aprendam tanto como nós.

Este projeto só foi possível à contribuição tão importante de todos os alunos e professores da Escola que têm acompanhado e apoiado este projeto com tanto entusiamo! De salientar também o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras, Junta de Freguesia de Ponte de Rol e “Águas do Oeste”.

Um bem-haja a todos e até à próxima saída de campo!

2