Imagem de Prof. Marisa Marques
Visita de Estudo ao Zoo
por Prof. Marisa Marques - Sexta, 29 Junho 2012, 09:21
 

Visita de estudo ao Jardim Zoológico

As turmas do 2º ano dos Cursos de Técnico Produção Agrária (2ºA e 2ºB) e do Curso Técnico de Recursos Florestais e Ambientais (2ºF) realizaram uma visita de estudo ao Jardim Zoológico de Lisboa, no âmbito da disciplina de Biologia. A turma 2ºB realizou esta visita no passado dia 2, enquanto as outras turmas foram já no mês de fevereiro.

Esta visita tinha como principal objetivo conhecer o importante trabalho realizado por este local, o mais antigo parque com fauna e flora da Península Ibérica. Tendo iniciado a sua atividade em 1884, conta neste momento com mais de 360 espécies.

No início o principal objetivo do jardim zoológico era o lazer e servia de divertimento para a nobreza. Os animais eram utilizados para exposição. Atualmente tem três funções muito importantes: educação, investigação e preservação.

Na área da educação o zoo permite várias visitas guiadas sobre vários temas, ocupações de tempos livres e placas com informações de todos os animais e maioria das plantas presentes. Ao nível da investigação, o zoo faculta aos cientistas um acesso mais facilitado à observação e estudo dos diferentes animais lá presentes. Contudo, o papel mais importante é a preservação pois, tenta reproduzir animais e sempre que possível inseri-las no habitat natural. Também apoia vários projetos de sensibilização e proteção de espécies em perigo.

A turma 2ºA foi privilegiada já que, foi a única a conseguir um encontro com os tratadores dos leões marinhos e golfinhos. Puderam conhecer todas as instalações, assim como, o dia a dia destes tratadores: como preparam o alimento e o fornecem aos animais, cuidados com a higiene e sanidade destes animais e também os treinos de preparação para intervenções médicas.

Na visita guiada “De Lineu a Darwin” os alunos puderam observar alguns animais com características mais relevantes ao nível da sua evolução, bem como, as alterações que estes sofreram e que possibilitaram a sua sobrevivência.

Outros dos locais visitados foi o “Reptilário”, local onde, como o próprio nome indica, se encontram principalmente répteis e anfíbios e se discutiu a transição dos animais de ambiente aquático para ambiente terrestre.

Para terminar a visita assistiram ao espetáculo de leões-marinhos e golfinhos.

Espera-se que esta visita sensibilize os alunos para a preservação do planeta, habitat comum destes animais e da espécie humana.

1

2
3
4
5
6
7
8