Imagem de Prof. Marisa Marques
Visita de estudo ao CIBA e so Eco parque sensorial da Pia do Urso
por Prof. Marisa Marques - Terça, 15 Maio 2012, 22:13
 

Visita de estudo

Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota

Eco parque sensorial de Pia do Urso


No passado dia 9 de maio, a turma do 1º ano do Curso de Turismo Ambiental e Rural visitou o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota e o Ecoparque Sensorial da Pia do Urso. Esta visita teve objetivos recolher informações para elaborar uma reportagem para o projeto “Jovens Repórteres do Ambiente” da ABAE e verificar os impactos ambientais e socioeconómicos do Turismo.

Os alunos começaram por conhecer o campo de batalha, onde no dia 14 de agosto de 1385, as tropas portuguesas defrontaram e venceram o exército castelhano que era muito mais numeroso. No Centro de Interpretação foi possível “viver” todos os momentos da batalha, que sendo determinante para a nossa História, durou apenas uma hora.

Visita CIBA
Eco parque



Na parte da tarde, os alunos conheceram o Eco parque Sensorial da Pia do Urso, no concelho da Batalha. Este é um parque único no mundo, visto que está adaptado e foi pensado essencialmente para o turista invisual. Ao longo do percurso, as sensações auditivas, olfativas e táteis são estimuladas através de atividades interativas, que foram muito do agrado dos alunos que, em alguns momentos, sentiram o que é estar no papel de um invisual.

Foi um dia muito agradável onde se aprendeu como é possível potencializar turisticamente a historia e os recursos naturais e locais.

CIBA
CIBA
CIBA
CIBA
Pia o urso Pia do urso
Pia do urso Pia do urso
Pia do urso Pia do urso