Imagem de Prof. Marisa Marques
Seminário: Ensino profissional a capacitação das pessoas e o desenvolvimento do país - os novos desafios
por Prof. Marisa Marques - Terça, 20 Março 2012, 14:07
 

No dia 16 de março, uma pequena comitiva da EPAFBL, constituida pelas professoras Ana Paula Monteiro, Margarida Antunes, Marisa Marques e Marília Santos, participou no seminário "Ensino profissional, a capacitação das pessoas e o desenvolvimento do país - os novos desafios", que decorreu na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica do Porto.

Este seminário teve a organização conjunta de três associações de escolas ligadas ao ensino profissional - a ANESPO (Associação Nacional de Escolas Profissionais), a APEPA (Associação Portuguesa de Escolas Profissionais Agrícolas), a APROARTE (Associação Nacional do Ensino Profissional de Música e Artes) - e a SAME (Serviço de Apoio à Melhoria das Escolas) da Universidade Católica.

Durante este seminário, a APEPA convidou as 16 escolas agrícolas do país a participarem com uma Mostra de Produtos e Sabores da Terra que, depois, foram apreciados e degustados pelos mais de 300 participantes durante os intervalos deste evento.

Ao longo do dia, o evento foi dinamizado por alunos do ensino profissional, nomeadamente no serviço de secretariado e de catering. A animação esteve a cargo de alunos da vertente artística que presentearam a plateria com dois momentos musicais.

Em relação às conferências, destaca-se a intervenção do Dr. Joaquim Azevedo, Presidente da Universidade Católica do Porto, que salientou a importância do Ensino Profissional, neste momento quem que a escolaridade obrigatória passa para os 12 anos. No entanto, os cursos profissionais não devem ser vistos como "o quarto escuro" do ensino secundário. Devem ser a opção de cada um que assim vê valorizadas as mais variadas competências.

1

2

3

4