Picture of Prof. Inês Soares
Visita de estudo à Coudelaria de Alter-Real
by Prof. Inês Soares - Wednesday, 4 January 2012, 10:11 PM
 



No dia 22 de novembro de 2011, os alunos do 1ºS, 2ºF e 3ºF com as professoras Luísa Roque, Catarina Brandão e Nélia Aires foram, em visita de estudo, à Coudelaria de Alter-Real.

Ao chegar à Coudelaria ficamos a saber o que é a Cetraria (arte de caçar a cavalo com aves de presa) e assistimos a uma breve apresentação do voo dos falcões. De seguida, fomos para o depósito dos garanhões, e a guia falou-nos sobre a importância de manter e melhorar estes exemplares da raça Lusitana - Alter Real.

No local onde estão expostas as aves de rapina (falcões e águias), vimos várias espécies e ficamos a saber qual a origem, morfologia e comportamento das mesmas.

Visitámos os estábulos onde estão os poldros da Coudelaria, vimos boxes com algumas éguas e de seguida fomos à Casa dos Trens, onde está uma exposição de Carros de Cavalos do séc. XIX.

No Museu vimos peças antigas associadas à arte equestre (fatos tradicionais, selins, esporas, armas de combate) e à história da região (arqueologia).

Depois de uma boa pausa para o almoço e descanso, fizemos uma caminhada pela tapada, desfrutando da paisagem alentejana – rica em azinheiras e pastagens. Tivemos a companhia de um engenheiro que trabalha na Coudelaria e nos explicou muita coisa, como a parte da cinegética, pois na tapada, apesar de ser proibido caçar, existem várias espécies cinegéticas como javalis, raposas, veados e lebres.


Foi assim que decorreu a nossa visita ao Alentejo.



Alunos do 1ºS:

João Azevedo

João Santa Maria


1

2



3
4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14