Imagem de Prof. Inês Soares
Roteiro de Fernando Pessoa em Lisboa e Aula prática de Apicultura
por Prof. Inês Soares - Sábado, 19 Novembro 2011, 23:13
 


No dia 8 de novembro, os alunos do curso de Técnico de Recursos Florestais e Ambientais do 3ºano, acompanhados pelas professoras de Português,Marília Santos, e de Ecologia, Nélia Aires, fizeram um percurso onde Fernando Pessoa é uma das referências da zona histórica Baixa/ Chiado em Lisboa.

Este percurso tinha como objectivo conhecer com mais pormenor alguns aspetos citadinos ainda existentes, que fizeram parte do quotidiano do poeta com o propósito de experimentar viver Pessoa ao passear pelo Chiado, pela praça da Figueira, ou ainda, ao visitar as casas que habitou.

O percurso foi iniciado no Largo de São Carlos onde Fernando Pessoa nasceu no dia 13 de Junho de 1888, de seguida passou-se pela Basílica dos Mártires, situada na Rua Garrett, onde o poeta foi batizado. Depois,bebeu-se um café com Fernando Pessoa na “A Brasileira”, local de encontro de poetas e pensadores portugueses. Dirigimo-nos para o Largo do Carmo onde Pessoa alugou um quarto e observámos o Elevador de Santa Justa, sendo este um dos monumentos mais interessantes da Baixa. Passámos pela Rua Augusta que é um dos principais centros do comércio da Baixa Lisboeta e terminámos a manhã ao visitar o Café-Restaurante Martinho da Arcada, sendo neste local que Pessoa escreveu grande parte dos seus poemas.




Nesse mesmo dia 8 de Novembro, no período da tarde, dirigimo-nos ao Instituto Superior de Agronomia, na Tapada da Ajuda, para assistirmos a uma aula prática de apicultura, dirigida ao módulo 7 da disciplina de Ecologia.

Fomos recebidos pela Eng.ª Joana Godinho, responsável pelo Centro Apícola, que inicialmente nos explicou e resumiu o funcionamento da prática de apicultura em Portugal. De seguida, fomo-nos preparar e equipar devidamente para a ida ao apiário, de modo a visualizarmos as abelhas, a sua atividade e o seu comportamento nas colmeias. Apesar das más condições climatéricas, tivemos uma boa perceção do funcionamento do apiário e da atividade das abelhas, tendo inclusivamente alguns de nós experimentado a dor da picadela de algumas delas! Após a visita aos apiários dirigimo-nos ao armazém onde a Eng.ª Joana explicou o processo de extração e de tratamento do mel. Depois, fomos ainda ver a montagem das placas de cera nos quadros, um processo que permite o máximo aproveitamento de todos os recursos produzidos na apicultura. No final, tivemos o prazer de degustar o mel produzido no centro apícola da Tapada da Ajuda, assim como o Hidromel, uma bebida licorosa preparada com mel.

Foi um dia muito preenchido e animado e, apesar do mau tempo, uma experiência inesquecível e motivadora para a continuação da prática apícola no futuro profissional.

Os alunos do 3ºF


1

2
3

4
5

6
7

8
9
10