Imagem de Prof. Inês Soares
Visita de estudo à Exploração Ortigão Costa
por Prof. Inês Soares - Sexta, 8 Abril 2011, 15:48
 





Neste 2.º período as turmas do 1ºano, do Curso de Técnico de produção Agrária, visitaram a Empresa Ortigão Costa, situada na Azambuja, na Quinta da Fonte do Pinheiro. Aquela possui uma Coudelaria de renome e uma exploração de bovinos de leite, de alta produção.

Turma 1A
Alunos da Turma 1ºA



1




A Coudelaria


Foi fundada em 1963 por Luís Jorge Ortigão Costa, mantendo-se na família até aos dias de hoje. Uma das mais - valias da Coudelaria é a aposta numa boa genética, originando equinos da raça Lusitana, de qualidade superior e com uma pelagem de cor preta.

Na Coudelaria, os machos da raça Lusitana, são ensinados e depois vendidos e os animais cruzados ficam na exploração para montar.

Na empresa não se vendem as fêmeas. Estas sofrem uma criteriosa selecção, com base no padrão da raça, e as melhores ficam na exploração para futuras reprodutoras.
2
3

4
5
6



Sector de Bovinos de Leite

Esta exploração possui 1 200 animais, dos quais 580 estão em produção. Em média, por dia, cada vaca produz 36 litros de leite, dando um total diário que ronda os 19 500 litros.

A exploração está dividida em várias zonas, com lotes de animais consoante a idade que têm e o seu estado fisiológico. Há uma zona, viteleiros, onde os animais ficam logo após o nascimento até terem duas semanas. Estes bebem colostro e depois leite da exploração, mas que sofre uma pasteurização. As fêmeas ficam na exploração, os machos são vendidos.

Existe uma sala de ordenha, com capacidade para ordenhar 40 vacas de cada vez. Efectuam-se 3 ordenhas por dia, sendo o leite transportado para a empresa que comercializa o leite Matinal.

Em termos reprodutivos, devido ao cariz intensivo da exploração, efectua-se a inseminação artificial.


1

2

3
4