Imagem de Prof. Inês Soares
Visita a Itália
por Prof. Inês Soares - Segunda, 12 Julho 2010, 13:36
 

Entre os dias 22 e 29 de Junho, a turma do 2º ano e alguns alunos do 1º ano do curso de Turismo Ambiental e Rural realizaram uma visita de estudo a Itália, tendo sido recebidos pelo Istituto Di Istruzione Superiore “Lazzaro Spallanzani”, em Montombraro.

Ledo Leonelli, o director da escola de Monteombraro (Zocca), organizou com detalhe um programa muito diversificado, que possibilitou aos alunos uma visão abrangente sobre a vertente agrícola e turística da região italiana, Emilia Romagna.


Segue a descrição sucinta do programa realizado:


22 Junho – Chegada a Zocca. Boas-vindas da Câmara Municipal de Zocca


23 Junho – Visita e à exploração agrícola e ao laboratório da escola de Montombraro. Aqui pudemos observar a produção de diversas plantas aromáticas e destilação de alfazema.

Na escola, foi-nos cuidadosamente preparada uma prova gastronómica dos produtos locais, nomeadamente: Crescentinas, queijo Parmigianno e vinho tinto frizante Lambrusco.

No decorrer da tarde, fomos recebidos na Vinagraria Parco dei Sassi onde pudemos observar a forma de transformação de vinagres balsâmicos típicos de Modena. Prosseguimos com a visita ao Parco de Roccamalatina que oferecia uma invejável vista panorâmica sobre a região.


24 Junho – Neste dia, o destino foi Florença, que se encontra a cerca de 120km de Zocca. Aproveitámos para conhecer o ambiente da cidade e os pontos de interesse turístico mais marcantes: Catedral de Santa Maria Novella, Piazza Neptuno, Fiume Arno, Ponte Vecchio.


25 Junho – Visita a uma queijaria regional onde nos foi apresentado todo o processo da produção do queijo Parmigianno. Seguiu-se a visita a uma vacaria de Vacca Bianca, uma raça autóctone que dá origem ao queijo referido anteriormente. Depois da visita a uma Adega típica, produtora do vinho Pignoleto, acompanhámos a escola de Monteombraro até Cesena, onde decorria uma feira na qual fizeram uma demonstração da extracção de óleo de Alfazema.


26 Junho – Visita à independente República italiana Di San Marino a qual oferece um centro histórico muito agradável. Continuámos em direcção a Rimini, onde observámos um conceito diferente de destino balnear.


27 Junho – O dia foi passado em Veneza, a cidade dos canais, única! Realizámos um itinerário pelos principais pontos da cidade, observando: Praça de S. Marcos, gôndolas e gondoleiros e as características pontes que atravessam os canais, bem com os símbolos de Veneza: máscaras e o vidro de Murano.


28 Junho – No último dia, visitámos a escola de Castelfranco, também pertencente ao Istituto Di Istruzione Superiore “Lazzaro Spallanzani”, onde pudémos ver as estufas, a vinagraria, a adega e a queijaria nas quais os alunos intervêm no decorrer das aulas práticas. Também aqui, fomos recebidos por um representante do Instituto de Turismo de Modena que nos apresentou alguns projectos turísticos da região.

A tarde foi passada em Bolonha, passando por diversos locais: Catedral de S. Petro, Piazza Maggiore, Torres de Bolonha, Piazza VIII Agosto.


Esta foi uma viagem de muitas aprendizagens, bastante rica a nível cultural, turístico e agrícola e de grande interacção com o povo italiano.


Um agradecimento especial ao Sr. Ledo Lionelli por toda a atenção e carinho com que nos recebeu e planeou as inúmeras visitas realizadas ao longo destes sete dias.

Profª Marisa Marques e Prof.ª Carina Horta

Bolonha
Bolonha

Parco de Roccamalatina
Parco de Roccamalatina

Parco de Roccamalatina
Parco de Roccamalatina

Exploração
Exploração da Escola Montombraro

Florença
Florença

Escola
Escola Montombraro
?
Alfazema
Produção de Alfazema

Veneza
Veneza
Queijaria do Parmagiano
Queijaria do Parmagiano