Imagem de Prof. Inês Soares
Workshop de Paleontologia
por Prof. Inês Soares - Sexta, 14 Maio 2010, 15:20
 

No dia 7 de Maio de 2010, os alunos do 1ºB, do curso de Técnico de Produção Agrária, realizaram uma visita ao laboratório de paleontologia da Associação Leonel Trindade, localizado no Polígono Industrial do Ameal. O workshop foi realizado no âmbito da Festa da Juventude da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Os alunos foram recebidos por um voluntário da Associação, Bruno Piteira. Este explicou o funcionamento de um laboratório de paleontologia e os procedimentos adequados desde o momento da descoberta de um fóssil até à sua preparação para exposição num museu.

Dos vários fósseis observados, pode-se destacar a cauda de um saurópode, um dinossáurio herbívoro, com cerca de 145 milhões de anos, pertencente ao período do Jurássico Superior. Esta cauda foi descoberta por um particular em 1990, nas arribas da Praia de Santa Rita, concelho de Torres Vedras, mas somente em 2004 é que foi efectuada a escavação e foi transportada para o laboratório.

O paleontólogo Bruno Piteira também mostrou diversos dentes fossilizados de terópode, um dinossáurio carnívoro, de crocodilo e de dinossáurios herbívoros. Salientou igualmente uma tartaruga fossilizada, em muito bom estado, e fósseis vegetais, uma pinha e um pedaço de madeira.

No final, os alunos tiveram a oportunidade de contribuir para a preparação de um fóssil para exposição. Este é um trabalho demorado e minucioso. Exige tempo e muita paciência. No entanto, foi uma experiência muito interessante e permitiu valorizar o trabalho de todos aqueles que dão um pouco do seu tempo para este laboratório.

Os alunos do 1ºB

Laboratório
Aspecto geral do laboratório de paleontologia

Cauda
Cauda de um Terópode

Coluna
Coluna vertebral de um Saurópode
Dente
Dente de um Terópode

Dentes fossilizados
Dentes fossilizados
Fossil Vertebral
Fossil Vertebral

Preparação
Preparação de um fossil
Preparação de um fossil
Preparação de um fossil