Imagem de Prof. Silvia Marques
Visita de estudo a França
por Prof. Silvia Marques - Quarta, 5 Maio 2010, 13:23
 

Visita de estudo a França

A nossa Escola destaca-se pelas diversas visitas de estudo e pelos intercâmbios que promove, quer em território nacional, como no estrangeiro. Entre os dias 31 de Janeiro e 7 de Fevereiro, alunos de turmas finalistas de Produção Agrária (variantes vegetal e animal) e de Técnico Agrícola e da turma do 1º ano do curso de Técnico Florestal deslocaram-se até França, para um intercâmbio escolar.

Liceu Agrícola La Faye

Liceu Profissional Agrícola La Faye à Saint Yrieix La Perche

Os 26 alunos e os dois professores acompanhantes foram muito bem recebidos no Liceu Profissional Agrícola La Faye à Saint Yrieix La Perche e, ao longo da semana, seguiram um programa de visitas interessante e diversificado.

Vila Medieval de Sarlat

O grupo de visita à Vila Medieval de Sarlat.

Os nossos alunos tiveram, pois, oportunidade de visitar zonas históricas e culturais, a vila medieval de Sarlat, região das castanhas, das trufas (diamante negro) e do foi gras (termo francês que significa “fígado gordo” de pato ou ganso); St. Emillion, Vila património da Unesco próxima de Bordéus, famosa pelas suas vinhas e vinhos; a cidade de Limoge, afamada pelas suas porcelanas e com edifícios e igrejas de grande beleza histórica, entre outros locais.

Raça Bovina Limousine

Bovinos da raça Limousine do Liceu La Faye.

O grupo visitou, é claro, áreas agrícolas, tais como uma exploração de produção tradicional de castanha; um leilão de touros reprodutores, uma quinta de produção de foie gras, onde puderam observar as técnicas seguidas na criação de patos e gansos, bem como o processo e técnicas de alimentação dos animais que tem como destino esta iguaria luxuosa. Houve, ainda, ocasião para visitarem a fábrica de Madalenas Bijou, um dos bolos típicos da região; a gruta de Proumeyssac, em Périgord, conhecida por “Catedral de Cristal” e uma eco-aldeia. Houve ainda oportunidade para visitar o castelo e o Haras de Pompadour, com os seus lindos equinos.

Castelo de Pompadour

O castelo de Pompadour.

Cavalo

Equino da raça Percheron.

Alunos em Pompadour

Alunos de visita aos estábulos de Pompadour.

O grupo

O grupo de visita à exploração do Liceu Agrícola La Faye.

A viagem de ida e volta decorreu ao longo de dois dias, com escala na cidade espanhola de Burgos.

O intercâmbio terminou, tendo sido, sem dúvida, uma viagem para recordar.

O grupo em Burgos

O grupo na cidade de Burgos.



(Editado por Prof. Inês Soares em Terça, 4 Maio 2010, 16:59)