Imagem de Prof. Inês Soares
Visita de estudo ao Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros
por Prof. Inês Soares - Segunda, 19 Abril 2010, 22:56
 




No dia 16 de Março de 2010, os alunos do 3º ano do curso de Turismo Ambiental e Rural e alguns alunos do Clube de Ambiente da Escola realizaram uma visita até alguns pontos do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

A partida deu-se logo pela manhã com direcção a Fátima, mais propriamente para a “Pia do Urso”. Um local para experimentar sensações mágicas! Destinado a proporcionar sensações aos invisuais, o Eco Parque Sensorial da Pia do Urso está inserido num cenário completamente natural, com infra-estruturas preservadas de forma tradicional e, sempre, com instruções escritas em Braille. Na visita a este Eco Parque, os alunos tiveram oportunidade de conhecer a lenda de lhe deu nome, bem como usufruir da paisagem rural, constituída por trilhos que encaminham para as pias naturais escavadas na rocha pela erosão. Ao longo do percurso foram surgindo pontos de paragem com convites para realização de actividades lúdico-pedagógicas, despertando sensações. (Link: http://www.cm-batalha.pt/?pagina=turismo&area=pia_urso)

Despertos que estavam todos os sentidos, a visita prosseguiu em direcção às Grutas da Moeda. Aqui, os alunos e professores tiveram direito a uma visita guiada pela Gruta, durante cerca de 25 minutos, percorrendo uma cavidade com 45 metros de profundidade. Seguiu-se a visita ao CICA – Centro de Interpretação Cientifico-Ambiental das Grutas da Moeda, no qual foi apresentado o Maciço Calcário Estremenho, a massa rochosa onde se localiza o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. No CICA GM foram referidas as diversas finalidades atribuídas ao calcário, os principais fósseis existentes nesta região e a história da formação deste Maciço. (Link: www.grutasmoeda.com/portal)

E assim foi, mais uma experiência vivida pelos “turistas” da EPAFBL.


Marisa Marques


Alunos

Gruta
A
B
C
D
E
F
G