“…Chocolate. Umapalavra mágica que em Óbidos assume um significado muito especial. Todos osanos cerca de 200 mil pessoas visitam este evento que tem vindo a subir a qualidadeda oferta, (…) sempre com a mesmamagia!...”
(in:www.cm-obidos.pt)
Foi como que por magia que um dia solarengo se abriu e permitiurealizar a visita de estudo a Peniche e ao Festival Internacional de Chocolateem Óbidos, dia 9 de Março de 2010. Os privilegiados para esta visita foram osalunos do 1º ano do curso de Turismo Ambiental e Rural.
A visita iniciou-se pela manhã com um reconhecimento do valor histórico e do interesse político da Fortaleza de Peniche. Acompanhados pelaGuia Local, os alunos e professores foram descobrindo o espólio existente noMuseu Municipal de Peniche instalado na Fortaleza, bem como desvendando algunssegredos referentes aos antepassados desta atracção turística.
Seguidamente, e após alguns momentos de diversão, a visitaprosseguiu em direcção a Óbidos, local de grande interesse turístico,igualmente agradável: o Castelo de Óbidos. Autonomamente, os alunos desfrutaramdas encantadoras vistas panorâmicas que a vila de Óbidos oferece. O momentomais delicioso chegou pelas 15h, quando foi permitida a entrada no Festival deChocolate. Por aqui, a animação esteve sempre presente, os sabores e aromasachocolatados atraiam os mais gulosos, sem esquecer os coloridos que preenchiamos sonhos e fantasias dos pequenos e despertavam a magia para os graúdos.
No final da jornada, a conclusão foi unânime: as visitas realizadasforam muito enriquecedoras para os alunos, tendo em conta que abrangeramdiversas vertentes do turismo, quer do ponto de vista histórico-cultural, comotambém pela animação e oferta turística existentes nos locais turísticosvisitados.
Marisa Marques
|
Alunas junto ao Forte de Peniche
|