Imagem de Prof. Inês Soares
Estágio de suínos
por Prof. Inês Soares - Terça, 2 Fevereiro 2010, 00:15
 

No passado mês de Dezembro, entre os dias 14 e 18, a turma do 3ºB, realizou um estágio de suinicultura no âmbito de FCT (Formação em Contexto de Trabalho).

No nosso caso, esse estágio ocorreu numa exploração pertencente ao grupo Porsicuni SAP Lda., localizada nos Casais do Rijo, em Campelos.

Durante essa semana realizámos vários trabalhos práticos tais como: limpeza e desinfecção diária das instalações, alimentação dos animais (duas vezes ao dia), auxílio nos partos, maneio dos leitões recém-nascidos (corte de dentes, orelhas e caudas, injecção de ferro, tatuagem e desparasitação). Às quintas-feiras eram realizados os desmames dos leitões com 4 semanas de vida que passavam para o sector da recria (fase antes da engorda propriamente dita). Também nesse dia, consoante as porcas estavam gestantes ou não, passavam para outros sectores.

O que mais gostamos de fazer foi a detecção de cio das porcas com o varrasco a passar no corredor central (efeito - macho). Desta maneira podemos observar o comportamento de uma fêmea pronta a ser coberta. Na exploração substituiu-se a cobrição natural por Inseminação Artificial, com sémen que chegava todas as terças e quintas-feiras da serra de São Julião, Merceana, onde está outra empresa do grupo. Também tivemos oportunidade de aprender a inseminar e realizámos essa tarefa várias vezes durante o estágio como se pode observar na figura 2.

Na nossa opinião foi um estágio muito favorável para a nossa formação, sendo sempre um conhecimento útil, adquirido para a vida profissional.

Texto elaborado por :

Ana Miguel Augusto e Jéssica Rebelo (3.ºB)
Tatuagem
Fig. 1 - A tatuar um leitão

Inseminação
Fig. 2 - A inseminar uma porca

Leitões a mamar
Fig. 3 - Leitões a mamar após o parto