Módulos de actividades
Moodle contem vários módulos de actividades que podem ser usados para criar
diversos tipos de disciplinas.
Chat
O módulo de chat permite que os participantes dialoguem em tempo real
e em forma síncrona, via Web. Essa é uma forma útil de conhecer os
pontos de vista dos outros sobre o tema a ser considerado - o modo
como é usada uma sala de chat é bastante diferente do que um fórum que
é assíncrono. O módulo de chat tem várias opções para gerir e rever as
sessões de chat.
Diários
Este módulo é uma actvidade de reflexão muito importante. O professor
pede aos alunos para reflectirem sobre algum tema em particular. Os
alunos podem editar e melhorar gradualmente as suas respostas,
respostas essas que são privadas e só podem ser lidas pelo professor,
quem pode escrever as suas opiniões e uma nota para cada
diário. Normalmente é boa ideia criar uma actividade de diálogo
por cada semana.
Etiquetas
Esta não é realmente uma verdadeira actividade, mas sim uma actividade
passiva que permite inserir texto e gráficos dentro de outras
actividades na página da disciplina.
Fóruns
Esta actividade pode ser a mais importante - É nela que se realiza
a maior parte da troca dos pontos de vista. Os Fóruns podem ser
estruturados em diversas formas e podem incluir classificações dos
colegas às mensagens enviadas. As mensagens enviadas podem ser visualizadas em
vários formatos e podem incluir anexos. Ao subscrever num forum, os
participantes recebem cópias de todas as mensagens pelo correio electrónico. Um
professor pode impor a subscrição num fórum de todos os participantes
na disciplina.
Glossário
Esta actividade permite aos participantes criar e editar uma lista
de definições, tal como num diccionário.
Os termos no glossário pondem ser pesquisados ou visualizados em
vários formatos diferentes.
Os professores podem exportar termos de um glossário para outro na
mesma disciplina (o glossário principal).
Finalmente, é possível criar automaticamente apontadores para os
termos desde qualquer parte da disciplina.
Inquéritos
O módulo de inquéritos fornece alguns instrumentos de inquérito
validados que têm sido úteis para aferir e estimular a aprendizagem
em ambientes Web. Os professores podem usá-los para recolher dados
dos seus alunos, que ajudá-los-ão a conhecer a sua turma e
reflectir esse conhecimento no seu ensino.
Lição
Uma lição fornece conteúdo numa forma interessante e
flexível. Consiste em várias páginas, cada uma terminando normalmente
com uma pergunta e uma lista de possíveis respostas. A depender da
resposta seleccionada pelo aluno, poderá avançar para a página
seguinte, ou regressar a uma página anterior. A navegação dentro da
lição pode ser muito trivial ou complicada, a depender em grande parte
na estrutura do material que for apresentado.
Recursos
Os recursos são os conteúdos que o professor pretende introduzir na
disciplina. Podem ser ficheiros previamente preparados e enviados para
o servidor, páginas editadas directamente no Moodle, ou
páginas Web externas para aparecerem como parte da disciplina .
Referendos
A actividade de referendo é muito simples - o professor coloca uma
questão e dá uma lista de respostas para os alunos seleccionarem
uma. Pode ser uma forma útil de auscultar a opinião dos alunos, para
permitir que os alunos votem na direcção que deverá seguir a
disciplina, ou para chegar a um consenso na investigação.
SCORM/AICC
Um pacote SCORM é uma colectânea de conteúdo Web, empacotado seguindo
a especificação SCORM ou o padrão AICC para objectos de aprendizagem.
Estes pacotes podem incluir páginas Web, gráficos, programas em
Javascript, animações Flash, e qualquer outra coisa que possa ser
acedida pelos navegadores Web. O módulo permite-lhe enviar facilmente
qualquer pacote SCORM ou AICC e torná-los parte da sua disciplina.
Base de Dados
O módulo de base de dados permite ao professor, e/ou alunos, criar,
mostrar ou pesquisar registos num banco de dados sobre um tema
qualquer. O formato e estrutura desses registos poderá ser quase
ilimitado, incluindo, entre outros, imagens, ficheiros, URL, números
e texto. Poderá ter familiaridade com tecnologias semelhantes, se já
tiver usado bases de dados Access da Microsoft ou Filemaker.
Testes
Este módulo permite aos professores criar e configurar testes, que
podem estar constituídos por perguntas de escolha múltipla, verdadeiro
ou falso e respostas curtas. As perguntas são armazenadas numa base de
dados gategorizada, podendo ser reutilizadas na mesma disciplina ou até
em outra disciplina. Os testes podem permitir várias tentativas. Cada
tentativa é avaliada automaticamente e o professor pode decidir se
quiser comentar as respostas ou mostrar as respostas correctas. Este
módulo inclui a possibilidade de lançar notas.
Trabalhos
Os Trabalhos permitem que o professor especifique a tarefa que
exige que os alunos preparem um conteudo digital (em qualquer formato)
e o submeta enviando-o ao servidor. Alguns trabalhos típicos
são composições, projectos, relatórios, etc. Este módulo inclui a
possibilidade de avaliação.
Wikis
Um sistema Wiki permite a criação de documentos em forma colectiva,
usando um navegador Web e uma sintaxe de marcas muito simples.
"Wiki wiki" significa "muito rápido" na língua havaiana, e a
velocidade com que se podem criar e actualizar páginas é um dos
aspectos que definem a tecnologia wiki. Geralmente, não existe revisão
prévia à aceitação de alterações, e a maioria dos wiki estão abertos
ao público em geral, ou, pelo menos a todas as pessoas que tiverem
acesso ao servidor do wiki.
O módulo Wiki no Moodle permite que os participantes trabalhem
juntos em páginas Web, podendo adicionar, estender e alterar o seu
conteúdo. As versões antigas nunca são apagadas e poderão ser recuperadas.
Este módulo baseia-se no Erfurt Wiki.