Módulos de actividades

Moodle contem vários módulos de actividades que podem ser usados para criar diversos tipos de disciplinas.


 Chat

O módulo de chat permite que os participantes dialoguem em tempo real e em forma síncrona, via Web. Essa é uma forma útil de conhecer os pontos de vista dos outros sobre o tema a ser considerado - o modo como é usada uma sala de chat é bastante diferente do que um fórum que é assíncrono. O módulo de chat tem várias opções para gerir e rever as sessões de chat.

 Diários

Este módulo é uma actvidade de reflexão muito importante. O professor pede aos alunos para reflectirem sobre algum tema em particular. Os alunos podem editar e melhorar gradualmente as suas respostas, respostas essas que são privadas e só podem ser lidas pelo professor, quem pode escrever as suas opiniões e uma nota para cada diário. Normalmente é boa ideia criar uma actividade de diálogo por cada semana.

 Etiquetas

Esta não é realmente uma verdadeira actividade, mas sim uma actividade passiva que permite inserir texto e gráficos dentro de outras actividades na página da disciplina.

 Fóruns

Esta actividade pode ser a mais importante - É nela que se realiza a maior parte da troca dos pontos de vista. Os Fóruns podem ser estruturados em diversas formas e podem incluir classificações dos colegas às mensagens enviadas. As mensagens enviadas podem ser visualizadas em vários formatos e podem incluir anexos. Ao subscrever num forum, os participantes recebem cópias de todas as mensagens pelo correio electrónico. Um professor pode impor a subscrição num fórum de todos os participantes na disciplina.

 Glossário

Esta actividade permite aos participantes criar e editar uma lista de definições, tal como num diccionário.

Os termos no glossário pondem ser pesquisados ou visualizados em vários formatos diferentes.

Os professores podem exportar termos de um glossário para outro na mesma disciplina (o glossário principal).

Finalmente, é possível criar automaticamente apontadores para os termos desde qualquer parte da disciplina.


 Inquéritos

O módulo de inquéritos fornece alguns instrumentos de inquérito validados que têm sido úteis para aferir e estimular a aprendizagem em ambientes Web. Os professores podem usá-los para recolher dados dos seus alunos, que ajudá-los-ão a conhecer a sua turma e reflectir esse conhecimento no seu ensino.

 Lição

Uma lição fornece conteúdo numa forma interessante e flexível. Consiste em várias páginas, cada uma terminando normalmente com uma pergunta e uma lista de possíveis respostas. A depender da resposta seleccionada pelo aluno, poderá avançar para a página seguinte, ou regressar a uma página anterior. A navegação dentro da lição pode ser muito trivial ou complicada, a depender em grande parte na estrutura do material que for apresentado.

 Recursos

Os recursos são os conteúdos que o professor pretende introduzir na disciplina. Podem ser ficheiros previamente preparados e enviados para o servidor, páginas editadas directamente no Moodle, ou páginas Web externas para aparecerem como parte da disciplina .


 Referendos

A actividade de referendo é muito simples - o professor coloca uma questão e dá uma lista de respostas para os alunos seleccionarem uma. Pode ser uma forma útil de auscultar a opinião dos alunos, para permitir que os alunos votem na direcção que deverá seguir a disciplina, ou para chegar a um consenso na investigação.

 SCORM/AICC

Um pacote SCORM é uma colectânea de conteúdo Web, empacotado seguindo a especificação SCORM ou o padrão AICC para objectos de aprendizagem. Estes pacotes podem incluir páginas Web, gráficos, programas em Javascript, animações Flash, e qualquer outra coisa que possa ser acedida pelos navegadores Web. O módulo permite-lhe enviar facilmente qualquer pacote SCORM ou AICC e torná-los parte da sua disciplina.

 Base de Dados

O módulo de base de dados permite ao professor, e/ou alunos, criar, mostrar ou pesquisar registos num banco de dados sobre um tema qualquer. O formato e estrutura desses registos poderá ser quase ilimitado, incluindo, entre outros, imagens, ficheiros, URL, números e texto. Poderá ter familiaridade com tecnologias semelhantes, se já tiver usado bases de dados Access da Microsoft ou Filemaker.

 Testes

Este módulo permite aos professores criar e configurar testes, que podem estar constituídos por perguntas de escolha múltipla, verdadeiro ou falso e respostas curtas. As perguntas são armazenadas numa base de dados gategorizada, podendo ser reutilizadas na mesma disciplina ou até em outra disciplina. Os testes podem permitir várias tentativas. Cada tentativa é avaliada automaticamente e o professor pode decidir se quiser comentar as respostas ou mostrar as respostas correctas. Este módulo inclui a possibilidade de lançar notas.

 Trabalhos

Os Trabalhos permitem que o professor especifique a tarefa que exige que os alunos preparem um conteudo digital (em qualquer formato) e o submeta enviando-o ao servidor. Alguns trabalhos típicos são composições, projectos, relatórios, etc. Este módulo inclui a possibilidade de avaliação.

 Wikis

Um sistema Wiki permite a criação de documentos em forma colectiva, usando um navegador Web e uma sintaxe de marcas muito simples.

"Wiki wiki" significa "muito rápido" na língua havaiana, e a velocidade com que se podem criar e actualizar páginas é um dos aspectos que definem a tecnologia wiki. Geralmente, não existe revisão prévia à aceitação de alterações, e a maioria dos wiki estão abertos ao público em geral, ou, pelo menos a todas as pessoas que tiverem acesso ao servidor do wiki.

O módulo Wiki no Moodle permite que os participantes trabalhem juntos em páginas Web, podendo adicionar, estender e alterar o seu conteúdo. As versões antigas nunca são apagadas e poderão ser recuperadas.

Este módulo baseia-se no Erfurt Wiki.

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